.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sábado, 20 de dezembro de 2008

. . . FELIZ NATAL . . .


FELIZ NATAL
UM FELIZ NATAL AOS LINKADOS, AOS COMENTADORES E SEGUIDORES DESTE BLOGUE E A TODOS QUE O CIDADÃO VAI ACOMPANHANDO NA GLOBOSFERA… á Rosa Oliveira, aos principezinhos, á Fátima do “ataque de nervos”, á Rosa Negra, á Caty, á Dona Esmeralda, á Catarina, à Valquaresma Family, á Sandra, ao Pardal, á Ana Luísa Reis, ao Pedro Oliveira, ao João Baptista Pico, ao Zé da Cachoeira, ao Jorge F., a “El Comandante”, ao Paulo Alves, aos extraterrestres, ao Pózinhos de Perlim Pim Pim, ao Soutense, ao Cabo da Azinhaga, ao Manuel Baptista, ao Manuel Marques, ao Jeremias o fora da lei, ao Maldonado, ao barman do Souto, á AJAF, ao José Simões, ao Rui André, ao Nuno Gomes, ao Artur, ao António Almeida, ao ammfj, ao primo Nuno, ao Sardoaleventos, ao Prof., ao Taki-Talém, ao Tiagugrilu, ao Núcleo Escolar do Rossio, á Maria Marques, ao Sal, ao Carlos Moisés e aos Quinta do Bill, ao Anónimo I, ao Anónimo II, aos Hyubris, á Deolinda de mi corázón, a uma teenager muito linda de sua graça Sandrina… às belas, simples e singelas filhas dos pastores, a todas as estrelinhas cadentes que trespassam este céu, á minha famelga que é grande com’ó carais, a eu… e a tantos, tantos outros que bem conhecem o Cidadão, a Companheira, os Juniores e a Gata Cristie… aos que sabem quem eles são, aos que não sabem mas gostariam de saber e aos que tão bem os conhecem mas não sabem que são eles!

QUE SEJA VIVIDO E SENTIDO DO MODO DESEJADO, NUM FINAL DE ANO ANUNCIADOR DE CRISE MUNDIAL…
COM O DESEMPREGO E A INSTABILIDADE ECONÓMICA GRASSANDO NO SEIO DE INÚMERAS FAMÍLIAS, O OSTENSIVO E CONSUMISTA RITUAL DAS PRENDAS SERÁ CONCERTEZA, LIMITADO… O QUE NOS APROXIMARÁ AO ESSENCIAL DO ESPÍRITO DO NATAL…
ESPÍRITO ESSE, DE HUMILDADE, DE SIMPLICIDADE E DE SOBRIEDADE, POIS, PESARÁ A REFLEXÃO O ENCONTRO E O CONVÍVIO NO SEIO DAS FAMÍLIAS… TODO O RESTO VEM POR ACRESCENTO…
E P’RÓ ANO, FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES…
MAS… NÃO ESQUECENDO QUE NO MUNDO  HÁ NOSSAS SENHORAS E MENINOS ASSIM!

28 comentários:

Anónimo disse...

Pela parte que me toca, muito obrigado.
No entanto não quero deixar passar em claro que, segundo a sua boa disposição e espírito jovial, só a sua presença no seio da sua família, já deve ser uma grande prenda! Retribuo as Boas Festas.
Artur :)

O Cidadão abt disse...

Lá que aqui o Cidadão é "uma grande prenda" isso já é certo e sabido! Mas na família há mais umas prendas assim... são uns tios, sabe?
Agora, desta geração em diante... tá difícil!
Deve ser do Fast-food...

pedro oliveira disse...

Caro Cidadão,

Socorro-me duma frase que será ouvida em muitas comunidades na noite de 2008.12.24 para 2008.12.25:
«Pelas famílias que que nesta noite de Natal não têm pão, nem casa, nem amor (...)»
Por esses e por todos nós que utilizamos a «blogosfera» para convivermos e não para nos promovermos, socorro-me da frase, para dentro das especifidades de cada um, de cada família, desejar o melhor Natal possível.

O Cidadão abt disse...

Obrigado ao Pedro Oliveira pelo feedback e pelo incentivo à reflexão.

pedro oliveira disse...

especifidades digo especificidades (é o que dá eccrever palavras caras, bem feito)

O Cidadão abt disse...

Caro Pedro Oliveira, por acaso cá Cidadão nem tinha reparado pois ficou envolvido, meditando profundamente no sentido da mensagem, que logo lhe absorveu esse pequenino pormenor.

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeremias o fora da lei disse...

Cidadão,

Não deixa de ser hipócrita andar nesta altura do ano sempre a desejar o melhor do mundo para todos. Depois o resto do ano anda por aí tudo a tratar-se mal que nem bestas.

Bem sei que não é o seu caso. E quando digo isto, estou a referir-me a bastantes casos que conheço e outros que, não conhecendo, são umas autênticas bestas.

Cá por mim, além de saúde, o que mais desejava era que os mafiosos dos políticos que nos desgovernam fossem todos metidos dentro duns barcos e, algures no atlântico norte, fosse largados. Essa corja de vampiros devia ser extinta. Abatê-los a todos.

E que para o ano por esta altura nos vejamos por aqui novamente, para ver se já são precisos menos barcos.

O Cidadão abt disse...

Olá! Um OBRIGADÃO a Rosa Oliveira!
Revela ser, um tanto ou quanto digestiva... mas olhe que o Cidadão, apesar de curtir um cafézinho matinal aos primeiros raios solares reforçado por uma troca de impressões com people de hipotálamo activo, é, no entanto, anti-orgias-alimentares!
Um aperto de mão Dreed para os principezinhos!

O Cidadão abt disse...

Jeremias Fora da Lei... Há uma grande hipocrisia na época Natalícia... transmitida logo ao sair da porta das igreja... infelizmente esses princípios iniciam-se à entrada e terminam à saída dessa mesma porta. E... como Natal não é só religião, essa hipocrisia estende-se, herança da nossa cultura. Porque há imensa gente que utiliza estes princípios como trampolim para alcançar outros objectivos que os sirvam a si próprios, inclusivé com abastados lucros comerciais, que parece, este ano, serem mais diminutos...
Agora, o amigo transmite muito ódio ao despejar os políticos vampirescos que nos desgovernam em alto mar!
Essa era a prática da PIDE nos tempos da velha senhora, e só aplicada aos mais incomodativos do regime... despejados de avião, em alto mar, infestado de tubarões... o mesmo aconteceu a muitos Timorenses no rescaldo da libertação do jugo Indonésio!
Abatê-los a todos... concerteza que só no sentido figurado... pois a pena de morte está mais do que abolida, excepto em alguns países subdesenvolvidos... e nos States!
Cito-lhe o artº 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
"Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal."
Quanto ao "vermo-nos"... que não seja só daqui a um ano!Pelo cariz das suas intervenções na blogosfera, que nos "vejamos" todos os dias!
E que sejam resolvidas as coisas sem a necessidade de fretar barcos! Até porque navios, para o Cidadão, são sinónimo de cooperação, de equipe, de união, de solidariedade, de coordenação e de liderança, e quando se trata de deslumbrantes veleiros.., o Sagres,o Ajax o American Vespucci, o Esmeralda, o Simbad...o Guanabara... e temos os Rainbow Warrior's...I e II, todos fantásticos... e com uma cachimbada de Captain black pelo meio, tornam-se sublimes!
De resto, inteiramente de acordo, e obrigado pelo Feed-Back!

Anónimo disse...

Olá, Cidadão! Escusava de nos chimpar com essa imagem final. Então não sabe que nos incomoda??
Obrigado pelos seus votos!
O Prof.

O Cidadão abt disse...

Pode crer, ó Zé da Cachoeira!!
Nem poderia ser de outra forma, no que toca ao Cidadão!

O Cidadão abt disse...

Com q'então o Taki-Talém acha que o Cidadão abt é um tipo sério???
E farta~se pr'áqui esta alma de magicar a forma de colocar o pessoal a rir!!!
MAS QUE FRUSTRAÇÃO... caraças!!!
Ah!Ia-me esquecendo... OBRIGADO!

Anónimo disse...

Olá Cidadão, você enrolou-me bem com aquela história do Aqui há Pardal. Nunca mais me volta a enganar!
Até gostava de ser sua filha, havia de ser curtido.
Bom natal para si também.
Catarina

O Cidadão abt disse...

Olha a Catarina! Chamava-se Catarina, o Alentejo a viu nascer... pois, nome bonito para uma menina.
Não se tema em visitar a caixa dos pirolitos aqui do Cidadão!Ele sabe interagir com os seus comentadores de acordo com o seu perfil, estabelecendo parâmetros afim de não misturar alhos com bugalhos... a Catarina só mais tarde se apercebeu do jogo... e ficou coradita de vergonha... não faz mal, o post em questão proporcionava-se a isso mesmo, p´rá brincadeira e para a crítica ácida e satirizada alertando para o que se passa no segredo de muitos lares! Nada de mais nem nada de mal.
Gostava de ser filha cá do Cidadão... se tem seguido as postagens já se terá apercebido que, por estas bandas existem dois júniores, mas cá o Cidadão já teve uma menina sob sua custódia, desde muito pequenina, fruto do Amor, seguido dos desamores de um casal... teve com ele e com a Companheira, essa menina durante uns anitos... ela foi crescendo, andou na escola primária... depois, depois... vieram os interesses, e outras vontades se foram erguendo... e como o Cidadão era o mais desinteressado, pois só queria dar a mão áquele ser, deixou a menina partir para outras paragens, evidentemente, tudo dentro dos conformes e das legalidades. Hoje, o desejo é que ELA seja feliz! No entanto até gostaria de ter uma menina, mesmo só dele e da Companheira...mas olhe, ás veses ele põe-se a magicar... depois vai consultar a a Bola de Cristal e ela responde-lhe invariavelmente esta cena:
-"Atão não te chegam duas meninas em casa? Já tens a Companheira e a Gata Cristie"
E aqui, ao Cidadão só lhe apetece mandar a Bola de Cristal da varanda abaixo!
Obrigado pela visita e...
um xôxo!

O Cidadão abt disse...

Ora bem, cá o Cidadão tem recebido algumas reclamações telefónicas de people que afirma cá o rapaz não publicar os comentários.
Em primeiro, é favor comentar no último post publicado, caso contrário ficará perdidamente publicado em outro post algures nesta panóplia de artigos.
Em segundo, ao efectuarem o envio dos vossos comentários, têm que fazer um compasso de espera, de entre quinze a trinta segundos, conforme a velocidade de tráfego, ou seja, em baixo, no monitor, surge um gráfico de carregamento que terão de o deixar completar,caso contrário, o vosso comentário não chega ao destino desejado, portanto, nestas cenas, nada de rapidinhas... está bem? Deixem ficar essas para outras ocasiões!!!...

Maria Marques disse...

Natal!Tempo de festejar(uns por crença religiosa,uns por mera tradição,alguns apenas por consumismo e outros por sentimentos de união).
O Natal é fascinante porque consegue reunir católicos,ateus,agnósticos...consegue transmitir a ilusão de um mundo melhor,pelo menos por um dia...
E porque o Natal é a festa da Família,agradeço e retribuo ao simpático cidadão e seus familiares ,as maiores felicidades.
Um abraço.
Maria

Anónimo disse...

Com um abraço egitaniense/madeirense, deixo-te os meus parabéns por este blogue e cá fica a minha vénia pelos bons tempos que passámos juntos e pelos teus contributos inspiradores tão importantes na minha meninice e adolescência.
Bom Natal e que venha um grande ano!

O Cidadão abt disse...

Egitaniense/Madeirense já diz tudo!Foste espetar este comentário em "cascos de rolha" mas já o bispei para aqui! Obrigadão por tão reconhecidos e reconfortantes éscritos! Mas cá o "cota" mantém-se sempre em forma e pronto para outro tanto! Nem o reumático o detém, pois o que manda aqui neste "body", é o espírito!Tú, aguenta-te á bronca com alguma meninice... senão, envelheces que é um truz!Viras rábudjento, vergadjo e fánhoso... portantos, chêigá pr'á lá êssa bôca, meismo!!!!
Ôi galera!!! Chôu dji bôla, néi?

Anónimo disse...

Para todos os cidadãos que se apresentam neste blog, mesmo anonimamente, vai um grande abraço com desejos de que vivam felizes nesta quadra e no ano que se aproxima.«««2009»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Quanto ao ABT, por sinal muito próximo do madeirense e família, do Cabo da Azinhaga e da M.M. cá o esperamos.
Continue a dar à luz obra que nos prende e nos alegra, ainda que por vezes nos faça refectir.
Cabo das...,não.
Hoje é Cabo da Boa Esperança.

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cidadão abt disse...

Olá Rosa Oliveira... que saudades!A paragem postativa tem duas razões:
A primeira, porque esta quadra só termina nos Reis, portanto lá para oito de Janeiro!
A segunda, porque cá o Cidadão tem tantas actividades que não dá mãos a medir! Desde partilhar o tempo com as diversas facções familiares por diferentes regiões, auxiliar as Companheiras ( a dele e as dos outros convivas... entenda-se) nas intensas lides domésticas próprias desta quadra, projectar a passagem de ano,entermear com algum desporto radical nos tempos mortos e participar com uns comentáriozitos em blogues de alguns que surpreendentemente não têm pejo em furarem o espírito de Boa Nova que norteia a nossa cultura popular e para concretizar isto, recorrendo a computadores alheios!Quanto ás leituras psicocoisas... como se diz... pisco... pcis...pcssss... ahhh, psicofilosóficas, estão em função de stand-by porque aquilo tem que ser lido, digerido, meditado e interiorizado, caso contrário mais vale estar quieto e nestes dias não há cabeça! Ena ena, agora o Cidadão repara... a Rosa oliveira também já adoptou aquela irreverência do "verificação de palavras"!Belo! Desculpe mas agora tem que ir lavar pratos!Já estão ali umas Companheiras a ralhar!Tá de faxina!!!

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cidadão abt disse...

Prontos! O Cidadão já regressou de mais uma caminhada! Chuva? Vento? Frio? Quais quê? "A sorte protege os audazes"! Vá lá, não faça birrinha! E as desculpas cá do Cidadão se realmente a ideia da despedida não foi original!Poderemos discordar em muita coisa...e se não discordássemos, não haveria motivação para o diálogo e troca de impressões... só existiria uma única palavra: ÁMEN! E da "discussão" nasce a luz, embora haja muito bôa gente que assim não o entenda! Mas na ideia da verificação das palavras, pelos vistos não discordamos!A máquina de lavar pratos já o Cidadão tem uma em casa, mais duas de lavar roupa suja, mais um forno eléctrico outro a gás e outro a lenha, mais um grelhador a carvão onde só mexe o Cidadão, um microondas, três panelas de pressão, uma lareira e por aí adiante. Só que, algumas das casas das famílias por onde ele deambula nestes dias é que não terão alguns destes privilégios... depois temos o voluntarismo, o convívio, a entreajuda que também fazem parte da festa... e sabe que de mãos molhadas no lava louças também se ouve e aprende muita coisa, porque "até no lavar dos cestos é vindima"!Para o Cidadão, isto não pode ser só "abancar"!!! De computadores, para além de um fixo, Também tem uns portáteis com essa cena masculina e tudo,um deles bué da pequenino, muito giro até, mas não é um Magalhães que esse tem poucos gigas... veja só quando ele crescer... há-de vir ser um grande computador... no entanto acha fatela andar com eles atrás, de lar em lar, como os "snobes" exibicionistas que atendem invariavelmente o seu telemóvel topo de gama ao meio das refeições... "Toucinho? É pr'a miiimmm"!Irritante!!!E depois, é de bom senso saber integrar-se noutros ambientes que não terão tais privilégios... afastar-se da dependência da Internet e da informática. Prefere a partilha, se, eventualmente, houver tecnologia ao alcance, o que é do agrado de quem empresta, fazendo assim como o jogador de futebol que chuta com o pé que tem mais á mão!Quanto ao Chinês cá o Cidadão já reparou que Rosa Oliveira saberá mais do que bem, a opinião deste rapaz, daí que se omita do comentário, pois há princípios que o Cidadão respeita no que concerne a este povo anónimo que labuta no dia a dia e cada vez mais, lhe sobra o mês no fim do ordenado!E o Cidadão partilha o seu dia a dia com muitas destas pessoas e tropeça em situações de verdadeiros dramas que lhe viram o estômago e lhe fazem ferver o sangue!Mas tem cabeça suficientemente fria para ir dizendo e escrevendo umas verdades...
Grácias pela atenção dispensada,

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Cidadão abt disse...

Quer-se dizer... alguma dessa roupa suja também entra pela Internet... Mas, Rosa Oliveira, de grosso modo, sendo a casa do Cidadão composta por gentes de muito trabalho, algum embrenhado na natureza e em desportos de igual índole, outro radicado no expoente máximo de operacionalidade, há dias em que duas máquinas não dão tambores a medir!! Hum... a Rosa Oliveira quer conversa com essa cena do Chinês... mas cá o Cidadão não lhe vai dar esse prazer... e olhe que antes da louça saltar para a máquina, há que lhe dar uma esfregadela manual... há certas "peneiras" que só saem assim... é que na máquina funciona tudo muito uniforme... passa o aspersor e fica tudo igual, volta a passar e fica tudo na mesma... mas com uma mãozinha, as louças tomam outro jeito... até as Chinesas, veja bem!
XIXA! (obrigado em Chinês)

Paulo disse...

Obrigado caro cidadão .. retribuo, embora tardiamente, o seu post!

haaa .. a teenager mada cumprimentos! :)

Abraço!
Paulo Alves

ps: já agora desejo um 2009 cheio de imaginação para que nos brinde com os seus posts maravilhosos.

Que venham mais extraterrestres, meninas das beiras e afins...
sarcasmo, ironia e a imprescindível alegria a que já nos habituou!!

O Cidadão abt disse...

Caríssimo Paulo Alves... há por aqui uma pausa, mas logo vai!