.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sábado, 23 de janeiro de 2010

A MEIGA CHUCHONA




A MEIGA CHUCHONA

Depois de terdes retirado prazeres na leitura dos antecedentes episódios com laivos Gótico-Muçulmanos, por ora ireis mergulhar nas trevas sem antes vos advertir que quentes bafejares em vossos pescoços sentireis.

No que toca á Meiga Chuchona tratou-se duma cena do Demo, p’rá superstição, pois as mães de certa aldeola mergulhada algures nas florestas desta Ibérica Península sem razão darem, em noites de Lua Cheia viam seus filhos definharem lentamente, um após outro...

Em tenebroso bosque havia um casario rondado por sombras sinistras onde, pelas frestas das janelas espreitavam horrendos seres que dia algum podereis imaginar...

Perdendo o tino do seu viver, pela calada da noite uma linda mulher sugava o virgem sangue das criancinhas do lugar, sem que o João Semana ou o Padre Cura algum mal neles descortinasse até chegado o dia em que um casal de camponeses vendo seus filhos padecerem um após outro, buscou a solução numa velha muito velha, que de tão vergada pelos anos suas vistas a limitavam a sete palmos de terra.

Essa benta recomendou aos pais da criancinha, que mézinha fosse executada em Sábado de Lua Cheia!
Colheriam três pés de loureiro, uma lasca negra da pata de jerico, um raminho de erva de São João, uma castanha das Índias, um dente de alho e uma ervinha de São João.

Debaixo da almofada do leito da menina colocariam a castanha das Índias e o dentinho de alho...

Aguardando pela presença de um ser indescritível junto á filha adormecida, teriam que lhe bater com os três pés de loureiro evocando a lengalenga "São Silvestre, fórum meiga!"  e se lhe revelaria a razão de quão terrífica tragédia!
 O meio da noite era acossado por gélida e cortante nortada, com os galhos extremos das árvores da floresta banhados pelo luar sugerindo na penumbra, os vultos de almas penadas... traçado pelo arrepiante uivo dos lobos ferozes, o desafiante piar da coruja agoirenta... e bem pertinho, sentia-se restolhar no tojo da mata circundante...

...como se outra alma por li vegetasse...

Velando a seu lado sob a claridade tremeluzente de candeia alimentada a azeite, o casal de camponeses surpreendeu um negro e enorme moscardo pousando sobre as carótidas tenrinhas da sua querida menina, sorvendo-lhe o sangue quentinho com algumas gotas salpicando-lhe pelo pescocinho abaixo...

-Dããssse!!! Vou-me já embóla!!!

-Olha! O Pin Gente estava acordado!

- E ouviu isto!

-Vai abrir-lhe a porta da rua!

-Adeus Pin Gente!

-Adeus!

-Adeus, pá!... O tipo pirou-se!

 -Continuando...

Perante quão tétrico cenário, o pai da menina com três pés de loureiro bateu sem dó nem piedade no fétido bicharoco enquanto a mãe, de voz embargada pela aflição tentava gritar a frase do esconjuro, ao que a mosca bateu asas e esvoaçou pelo negro Céu, transformando-se em enorme morcego, sumindo-se no feitiço do Luar sem antes emitir arrepiantes guinchos que enregelaram as cervicais dos humanos resguardados nos meandros de seus lares, correndo ferrolhos a portas e janelas. 

Dando pela falta, na manhã seguinte a vizinhança foi encontrar prostrada em seu leito de morte, uma linda mulher de tez encerada, com enormes unhas e dois finos dentes incisivos cravando o lábio inferior... no manto negro que sobre ela se estendia, coagulavam dois fios de sangue escarlate!

Era aquela mulher esguia, até então de olhos distantes, vítreos, cinzentos, cabelos longos e seios volumosos que nas noites de Luar, em Senhora das Trevas se transformava... 

Não se podem contar pormenores desta Ibérica lenda pois tornar-se-iam deveras violentos para um leque de ciberleitores sensíveis e sugestionáveis, arcando bué da bitáites á memória rã!

Nos contemporâneos é-vos vedada a possibilidade de reviverdes tais negritudes mas em compensação tendes a Ambientabrantes que vos suga até ao tutano ainda que vossas torneiras estejam bem aferrolhadas...

Considerando que tais práticas ancestrais são viciantes, a modos que, se um Ser das Trevas em vosso pescoço os incisivos cravasse, em alma semelhante vos transformaríeis, sucedendo exactiqualmente assim nos meandros dos salões da mansão de uns quantos pisos, pois aqueles que se propõem partir em vossa salvação logo por lá ficam reféns das misteriosas forças de Cronos, deixando suas imagens de se reflectirem ao espelho!

Tal como num distante lugar das Ibérias, igualmente por estas bandas assistis á decadência de lindas mansões enquanto se evoca Rubik!

Com tão mágico cubo surgem forças misteriosas que captando mentes, nelas exercem poderes inimagináveis! Cenas para crónica vindoura!

Melhor será dar-vos por cumprida e encerrada esta valente trama onírica iniciada no primeiro dia do ano da graça de dois mil e dez depois de Cristo, em que o primeiro personagem foi Al-Ban, El Al-Banito com seus Druidas enquadrados no Stonehenge, de seguida souberam-se das razões intromissivas da linda Záhára neste sonho onde viajastes pelo Néo-Medieval da questão, encaminhando-vos para um epílogo sanguinário inspirado num conto Galego ao estilo literário Al-Dark-Gótico, recorrendo a uma catréfada de fotos reais de vivendas devolutas e em adiantado estado de degradação que proliferam nesta charmosa Tubucci e com toda a certeza vos porá espreitando por debaixo da cama e a zona do guarda-fatos onde pendurais o vosso sobretudo, sem antes dardes uma corridinha ao sótão e á cave se quiserdes dormir uma noite descansadinha, não vá o Mafarrico tecê-las...

Coisas que vós caros ciberleitores não entendereis, visto não possuirdes uma Bola de Cristal  como a do Cidadão!

7 comentários:

Artur :) disse...

Pois é, caro Cidadão. Quando "eles" entram na casa dos mil pisos logo se apeiam dos cavalos de batalha gastando os quatro anos a polir arreios. O zé povinho serve para referendar e o resto são lindas cantigas que os ventos levam.

O Cidadão abt disse...

Um comment's mui literário e poético... este seu, cibercaro Artur!

Fátima disse...

É de de reparar na ligeireza com que os representantes da oposição abordaram a questão dos tarifários das águas para consumo doméstico!Tão só mudaram-se as moscas...

Maria Marques disse...

Coisas de arrepiar ,caro cidadão abt!
Mas que há bruxas,draculas e outros mais ,não tenho dúvidas .Raios e coriscos para todos aqueles que se vão aproveitando do seu poleiro ,atropelando e enganando o povo.

Texto inteligente este,tal como todos os outros.
Parabéns e um abraço.
Maria Marques

Aqui - Ali - Acolá disse...

Pois é, pois é Caro cidadão abt.

Continuo na minha:

Promessas está Fátima cheia onde a cera corre mais rápida que a água de Tejo mas milagres, Cadê deles?

Será por causa das Bruxas que não aparecem os milagres?

Será por causa dos Vampiros?

Será dos Pinóquios da Aldeia?

São tantos que nos 0,8% que esmolaram ao povo mais sugado dedicaram aos Vampiros 3,2% para arrotar de mais gastos nas alcavalas que já possuem.

Tão suja e tão banida que está a palavra Democracia.

Tanta bandalheira de hipócrisia que se arrasta neste poço sem fundo onde nem segurança existe para que possamos andar descansados na rua.

Justiça, clama-se por ela mas ela foge de nós como o diabo da cruz.

Igualdade, palavra vã.

Tudo isto já quase que me leva a acreditar que existem Bruxas e Vampiros onde no clamor da noite nem dormem para que à ideia deles lhes venha sempre algo para por KO o Zé.

Será que existe outra Galáxia para onde eu possa fugir procurando uma vida melhor?

Ó Belzebu que do Céu só tens o nome não encantes a multidão com sermões de boas palavras e gestos cordiais, fazendo crer que és o salvador do templo porque mais do mesmo já não dá para suportar mais.

Moisés, abre o Mar trilhando o caminho certo para eu fugir para a outra margem, porque atrás de mim vem o lucífer e seus cães raivosos para me depenar.

Amen..

Xau xau - Botas a caminho e força na tecla até partir porque os dedos já tem olhos.

O Cidadão abt disse...

Ora bem, cibercaro Aqui-Ali-Acolá!

Por pouco os nossos bitáites não colidiam na ciberesfera!

Pelas horas... uma questão de minutos!

Como hoje foi mais um árduo dia de pica-boi em que cerca de 60% do trabalho revertiu a favor do Estado Português, ontem houve que ir mais cedo a vale de lençóis!
Contas feitas, as primeiras seis horas de trabalho diário vão direitinhas para o sistema estatal de impostos, contribuições, taxas e tarifas.
Uma boa parte reverte para o pagamento do rendimento mínimo garantido de uns quantos que se entretêm a danificar o bem público construído com os nossos encargos!

Como se não bastasse, resolvem danificar o bem privado daqueles que se fartam de trabalhar e descontar paro o sustento destes tais energúmenos!
Quando as pessoas de bem, ao fim de uma semana de trabalho saem em defesa do que é seu, são agredidas violentamente pelos tais que seleccionam as vítimas entre mulheres, idosos e os aparentemente debilitados fisicamente!

É a cobardia dos parasitas da sociedade no seu expoente máximo!

As ???Polícias de Segurança Pública??? resguardadas nos quartéis, chegam tarde e a más horas quando solicitadas!!

Patrulhas? É raro vê-las e segundo consta da edilidade autárquica, uma parte da solução para o combate a esta criminalidade que vai grassando em Abrantes de há cerca de dois anos a esta data, passa pela acção persuasiva do guarda nocturno e pela denúncia dos cidadãos que posteriormente são sugeridos a retirar as queixas para evitarem problemas consequentes.

Ora vejam bem!

O guarda nocturno é pau para a obra!

Ou a polícia vem sitemáticamente para as ruas como acontece noutras urbes problemáticas ou mais cedo ou mais tarde e por falta de eficácia e eficiência destes homens, surgirão as faladas milícias populares em sua substituição!

Aí sim, talvez surjam reforços vindos da capital para protegerem os coitadinhos menores com problemas sociais de integração!
Se passassem os dias alombando no trabalho depressa se reintegravam!
São menores no trabalho mas não são menores na delinquência!

Deste Céu e sua equipe transparece alguma boa vontade.
De factos concretizados só a mudança da designação das tarifas das águas e do aluguer do contador e o apelo á população de Abrantes para não ter medo!
É escandaloso quando se chega ao ponto da edilidade ter que apelar á sua população para uma atitude destas!!
Confirmador que o medo tomou conta da cidade!

Moisés?

O amigo anda navegando pelo antigo testamento!!!
Também nos faz bem!

Já é outra vez noite!

Até á próxima bitáitada!

Aqui - Ali - Acolá disse...

Caro Cidadão abt.

Para arrematar este diálogo, estou como diz aqui a Maria Marques:

----------------------------------

Coisas de arrepiar ,caro cidadão abt!
Mas que há bruxas,draculas e outros mais ,não tenho dúvidas .Raios e coriscos para todos aqueles que se vão aproveitando do seu poleiro ,atropelando e enganando o povo.

-----------------------------------

Muito mas muito mais se poderia dizer sobre tudo isto mas, para quem sabe e para quem lê tudo isto que aqui está exposto nesta sua caixa de comentários, sabe bem que tudo isto é uma realidade profunda que atravessamos por cá.

Nunca supus que isto por cá chegasse a este estado degradante em que se encontra este lugar tão abandonado ao destino de cada um que, a caminhar por este trilho virá o dia que nem de casa se pode sair.

Segurança, nem vê-la!..

Respeito, palavra ôca!.

Justiça, hãn, nicles.

Gangs, já se por aí existem, pois é preciso até ter olhos na nuca para deles nos raspar-mos senão é o que se sabe (toma lá na moleirinha e cala-te, vai até Santa Maria que te cure).

E assim avança o progresso por cá de coisas tão graves que o medo se apoderou das pessoas de tal forma que é já Badal do Sino de Igreja.

Teme-se sim em que a coisa poderá chegar a um ponto onde a justiça popular comece a aparecer por aí, pois então é que a coisa fica preta.

Tal como é sabido de que vale queixar-mo-nos disto ou daquilo?

Vai para o Arquivo!..

Enfim, é o que temos por cá a engrossar o dia à dia e sem solução de quem de direito.

Nada mais por agora, muito por certo haverá por dizer nos próximos capítulos.

Agora se me permite, vou lendo mais um pouco do Antigo Testamento para purificar mais o espírito e ter uma nuvem de cor branca a iluminar o meu caminho senão, Toma e Embrulha.

É a moda por cá!...

Xau Xau e calar nunca, porque o mudo não ganha pão.

Good Bay..