.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

THE BEST WINE TROPHY



CASAL DA COELHEIRA

Ele não é branco, nem é tinto.
Ele é mais apreciado além fronteiras do que em território nacional.
Ele é filho da Syrah e da Touriga Nacional.
Fresco e jovem, ele casa com o marisco, o peixe, as carnes de aves e as saladas.
Ele é aperitivo.
Revela-se entre os e os 10º centígrados.
Parece impossível, mas arrolha uns 13,5% de volume alcoólico para alegria dos corações de homens e mulheres!
Entre 275 provadores de 40 países.
Entre 6964 vinhos e espirituosos
Ele conquistou o...
Primeiro lugar dos rosés de 2009 no Concurso Mundial de Bruxelas.
Apenas um senão:
 Apresenta-se...
 "The Best Wine Trophy"
Made in Tramagal!
À saúde dos galardoados e... 
à nossa!
o Cidadão açambarcou seis destes exemplares para tertúliar c’a famelga.
São exactamente os números:
RE7553466, RE7553474, RE7553475, RE7553480, RE7553482, RE7553483  do lote 315109 !
Portanto, Tramagalenses, Carinos, e demais ciberleitores... orgulhem-se em procurar outras garrafinhas pois estas têm o destino traçado!
Nhã! Nhã! Nhã! Nhã! Nhã! Nhã! Nhã! Nhã!

21 comentários:

TZ disse...

Deste de 2009 ainda não bebi. Tá visto que "viste-las" às que foram prá cidadania... Mas já ninguém me tira uma doutra colheita que acompanhou um peixe no forno com batatinha nova e me deixou em estado de "domingo à tarde"... Haja saúde!

Anónimo disse...

Talvez por influência das opíparas vénias Papais que em plena Tormenta de mais um ‘aperta o cinto’, entre recepções com feriados oficiais, efémeras construções de opulenta riqueza (a crédito), a ornar manifestações religiosas em Estado que se diz laico, … tantos outros, homens e mulheres que remaram na jangada de pedra, tão ou mais dignos de tais merecimentos…
e sem ele…
- Por vezes, … conseguem ser felizes!
Escrevia eu, são sete:
Avareza, Gula, Inveja, Luxúria, Vingança, Vaidade e Preguiça.
Admito, sem confessionário, que quanto ao ultimo tenho duvidas se já não prevariquei… e é Mortal, a “Preguiça”.
- T´ou tramado!
Arrisco, …lá vai o segundo….
…. Saude!
Pra si também!
Tchim!Tchim!
RL

RL disse...

Desculpe a repetição... percebi! Carece de autorização... enfim!

O Cidadão abt disse...

Ainda bem que abristes esta caixa dos pirolitos, caros ciberleitores, pois o primeiro encontro do 13,5º grau é aqui relatado na primeira pessoa!

Desarrolhada a garrafa RE 7553482, a cortiça de boa qualidade e em nada porosa, bastante compacta, ofereceu luta á incisão do pontiagudo espiral do saca-rolhas, ameaçando enfiar-se pelo gargalo abaixo.
Seguidamente fomos brindados com um aroma frutado, num misto de morango e suaves fragrâncias a rosa, permanecendo no copo e no hipotálamo durante toda a refeição.

A sua côr é de um cristalino puro, vermelho bastante claro transaccionando para o rosa, não formando bolhas na auréola límpida dos horizontes.

Hummm!

Dócil e subtil, com o característico trave da Syrah, e tendo por base a Touriga, é um lubrificante que escorrega bem na garganta, aconchegando-se sem ardores no estômago, substituindo qualquer aperitivo mais intenso e casando excelentemente com o peixinho grelhado ou o marisco que se seguiram.

Uma delícia!

Também alinhou mui bem com uma carninha vermelha, frita e outra grelhada, tudo em formato de petiscos, claro, caso contrário resultaria numa barrigada e as próximas caminhadas iriam p'ró galheiro!!!

È um rosé enganador, pois os seus treze graus revelaram-se bastante bem ao fim dos primeiros três decilitros desta fase da degustação, batendo fundo a convite de outra vertida.

E... ao fim de seis decilitros...

Estes estrangeiros têm razão...

Sem dúvida... recomendável à primeira oportunidade!

HIC?!?...

Yá!!
Tá-se bem!

O Cidadão abt disse...

Cibercaro TZ!

Deste de 2009... ainda não verteu??

Pode lá ser?
Como Tramagalense de gema vem afirmar uma coisa dessas para web?

Uma heresia!

Pois bem...

Cá o Cidadão abriu a degustação ensaiando primeiro um 2007 e as diferenças são degustávelmente visíveis!

Não restem dúvidas que este 2009 é bastante superior!

Não deixe as coisas para "domingo á tarde" senão a viagem de regresso ao cabo do Infante Dom Henrique será dificultosa, nem lhe valendo o sextante, quiçá um beduínico astrolábio!

Obrigado pela bitáitada!

O Cidadão abt disse...

Este RL viu-se Grego para enfiar os bitáites na caixa de pirolitos cá deste praça!

Cinco tentativas para cinco bitáitadas iguais!

O que o homem sofreu!

Diria que... as passas do Algarve!

Pois bem, a estas horas não vem á memória... compreende-se o motivo... mas pelos jeitos será a sua estreia nesta chafarica...

Seja bem-vindo, ciber RL!

Quer dizer que a vinda de Sua Santidade tem-no feito reflectir nos sete pecados mortais!
Repare que os feriados se limitam ás funções públicas pois o resto do país laborioso tem com toda a certeza autorização para produzir o pagamento de impostos.

Hum...
Se nos dias papais estiver calor, quantos destes felizardos rumarão para os santuários marianos e quantos deles rumarão para os litorais marinhos?
Se a nuvem do Eyjafjallajokull se voltar para estes lados, não iremos ter uma quarta-feira de cinzas antes da quinta-feira de Ascensão?

E depois, não há espiga?

È complicado...isto.

Se o amigo apenas prevaricou na Preguiça, pode considerar-se um santo com premissas a canonização!

Nem na Luxúria, pela certa...

Aproveite a vinda do Sumo-Pontífice pois pode ser que se compadeça com a sua pureza de espírito sem par.

Cá o Cidadão depositava bastante fé no antecessor Karol Woitila ao contrario deste que não tem sido indutor de uniões...

De facto!

Obrigado pela sua visita, ciber RL, e faça o favor de se desinibir perdendo a virgindade pelo menos na Gula, com um rosé de 2009!

Perdoa-se o bem que sabe pelo mal que faz...

Vale pelo pecado!

Joaquim disse...

E cá temos o cidadão com as suas bem intrincadas tiradas humoristicas. Quando não se revela nos artigos que publica, revela-se nos comentários. Mais uns inconfundíveis momentos de boa disposição. Parabéns aos galardoados!

Aqui - Ali - Acolá disse...

Hum!... Pois é, não é branco nem é tinto, será roxo?

É assim que ele faz a cor da cara de certa gente, prova, bebe engole.

Ahhh.. Mais um copo, mas a pomada puxa mais acompanhada com uma bela Bifana, ovo a cavalo e uma salada verde cintilante.

Cum catano, é mesmo roxo, estou a vê-lo dessa cor, mas foi coisa que já passou porque agora, nem o Papa faz retornar à nascente esta água pura.

Um pecado já foi absolvido, dois pecados também, ao terceiro esperado e de olhos já um pouco remelgados espanto meu:

Hã.. que estou vendo à minha frente? Não acredito!...

Lezíria - Vinho de Mesa Rosé - Meio Seco - Número L113608.

Mas que desastre o meu, meus pecados não foram absolvidos, o cálice da juventude (10,5% vol) foi baptizado.

Caiu o pano, toca a esconder a cara porque a guela já arde, quê dele as outras? Onde estão!..

Foi a ASAE..foi ela que as levou.

Amanheceu e o papel de música tinha mais linhas, uma sinfonia desordenada; pudera, levou fogo de junção por isso é Primavera.

Ai que saudades do meu Bacalhau
Das pataniscas, das postas na brasa
Com cebolinha e com colorau,
Com feijão preto à moda da casa.

E assim foi um gozo, eh..eh..eh..

Com passas e Bolos!..

Ai crise a quanto obrigas.

Boa pinga e bom fim semana com as melhoras desse pé amarrado que ao sentir nele o correr nas veias tão precioso líquido já deve estar pronto para outra.

Katy disse...

Olha, olha!Com tanta perdição neste mundo e vem para aqui armarem-se em santinhos!Santos só se forem de pau carunchoso!Numca poderei afirmar que dessa água nunca beberei. Parabéns á vinhaça.

Anónimo disse...

Com a visita Papal os nossos canais televisivos, estão fartos de mostrar todos os acessórios que vão ser usados desde vestes cadeiras, microfones etc... como se sabe nas celebrações religiosas com toda a certeza que vai ser usado vinho, falaram vagamente que o Papa, era apreciador do vinho do Porto, mas não vi nem ouvi nenhuma referência ao vinho que vai que vai ser usado nas cerimónias,acho que era uma boa oportunidade para promover a região e o vinho produzido pelo Casal da Coelheira, a nivel nacional e internacional,juntava-se o util ao agradável uma vez que o vinho utilizado nas celebrações religiosas tem que ser bom e este pelo que se diz é o melhor do Mundo.

O Cidadão abt disse...

E... prontos!

E lá teve o RL
que eliminar as quatro tentativas versus repetições do comentário que botou aqui!

Até que... ficava bué fixolas assim!!!

Dava um ar mais conviva, menos formal e menos macambúzio a esta caixa de pirolitos, enquadrando-se plenamente no ambiente criado em torno da RE7553482!

Mande sempre, bitáitadas!

O Cidadão abt disse...

Caríssimo Joaquim...

Mais uns inconfundíveis momentos de bôa disposição, o caraças!

Então, e o teor alcoólico?

?'''E a ressaca'''?

Quanto ás revelações... cá o Cidadão nem sabe o que lhe diga!

Isto deve ser incurável!

Aos galardoados...

ÁMEN!

RL disse...

Do que eu me fui lembrar!

Lançar "bitáite" há tanto tempo adiado, que se pretendia bem disposto... deu nisto! Claro que a falta de jeito também ajudou!

"prontes" também para si, deste "pecador".
Lá se foram mais 2 mortais e a RE7554309 também.

O Cidadão abt disse...

Olá Aqui-Ali-Acolá!

Assim tanto roxo também não pois isso acontece quando se estica o pernil!!!

Lagarto! Lagarto! Lagarto!

Prontos... talvez a ponta do nariz...

Vá lá! Pegue uma dessas que vale a pena.
Por acaso cá o praça hoje deambulou por uns hiper onde há cerca de três dias atrás na secção da garrafeira, pairavam umas quantas rosés "Casal da Coelheira"... agora, só lá estava o sitio! Um senão... eram de 2007 Significa isto que bem se enganou quem as levou para lhes provar o galardão.
Esse people vai ter que reformular a degustação com as de 2009!

A... sua botelha L113608 era um "Lezíria" de marca ou de região?

Não fazia a menor que a ASAE também apreciava as essências de Baco!

Ah! O pé!
Está recomposto a 90%! Não lhe podemos dar importância de maior senão o tipo acusa-se.
É um bocado psicológico, tal como a dôr e o frio!
O ciber relatou médicos para a frente e médicos para trás... fique sabendo que, sendo este praça um veterano em roturas e entorces, está vista a razão, é raríssimo procurar um médico por essas causas! Opta pelas medicinas alternativas e tradicionais, ao caso, pelo "endireita", e cá na região de Abrantes temos alguns com bastantes competências e qualidades.
Também para queimaduras há por cá uma senhora excepcional nos curativos ao fundo da calçada de S. José!
Aqueles tratamentos se doem... mas são remédio santo!
Escreve a experiência!
E de mazelas, manchas ou marcas na derme, nem vestígios!
Químicos, só os anti-inflamatórios essenciais e em número restrito!
Quanto á essência de Baco nas veias... queira saber que, pelo menos durante as 24 horas que antecedem o esforço físico intenso de uma caminhada forte e feia, há que evitar as bebidas alcoólicas, que reduzem as performances em cerca de 40%, principalmente quando a coisa toca a subidas íngremes de três ou mais quilómetros sobre trilhos de cascalho solto!

Será mais aconselhável uma refeição leve e um cházinho de Pau D'Arco nas vésperas!

Pode crer!

O Cidadão abt disse...

Oh! Katy! Katy!

Para "o mal dos meus pecados" a Katy é que a disse toda!

E dá-nos uma rodada de "pau carunchoso", não é?

Esta não esquecerá, nunca!

Um b'jinho!

O Cidadão abt disse...

Ao anónimo das onze a dividir por trinta e cinco!

As mordomias papais estarão contempladas em algum dos sete pecados lembrados pelo nosso comentador RL?

Bom negócio para os jornalistas... esse de relatar as mordomias!
Pelo que se sabe das catequeses... Jesus Cristopregou a simplicidade, coisa que não agradou muito a Romanos e Fariseus...
Pelo menos o vinho rosé "Casal da Coelheira" tem uma tonalidade semelhante á dos sapatos do Papa Bento XVI!
Uns "Prada"... "Cristo" ou assim... tanto faz.

Se Bento XVI provasse a pinga em apreço certamente exclamaria:

"Aaah!Aaachtung!Aufmerksamkeit! Der wein gesegnet!"

E... emendaria a mão para:

"Ah! Vinum Benedictus!

E só então:

"Corpus Christi"

Pois, esta pinga faz-nos divagar nos pensamentos, nas palavras, nos actos e nas omissões!

Entre tantas, prevalece uma dúvida:
O Papa saberá da existência da Vila do Tramagal?

Obrigado pelos bitáites e fiquemos mergulhados em pensamentos...

O Cidadão abt disse...

Ai, ai, ai, mister RL!

Enquanto cá o Cidadão aviava a correspondência de e-mails e do pessoal comentador, caíu outra bitáitada do ciber RL!

Cá o Cidadão ficou um bocadito apreensivo com a seguinte parte do comment's do mister que reza assim:

"Lançar "bitáite" há tanto tempo adiado, que se pretendia bem disposto... deu nisto! Claro que a falta de jeito também ajudou!"

Os seus bitáites pretendiam-se e são efectivamente, bem dispostos!
A adjectivação aplicada por este praça na resposta das 16:02 é concernente á dinâmica imprimida na caixita dos pirolitos... não uma cena pessoal, não o interprete mal!
Portantos ciber RL, não escreva no pretérito perfeito que dá arrepios na espinha cá ao Cidadão e seja sempre bem-vindo!!!

Ora qual falta de jeito, qual quê... querem lá ver que o amigo nunca pecou naquela cena da Luxúria, pelo menos?!

Lol!Lol!

Mande sempre!

Artur :) disse...

O fundo em pano xadrez. O sequência de imagens com a garrafa e o cálice. A cromática. A música de fundo. A troca de impressões entre comentadores. Criando um ambiente de se lhe tirar o chapéu, por um pouco senti-me regressar ao meu cantinho português. Que melhor forma de felicitar os produtores desse vinho? A certo ponto dos comentários, o cidadão refere que encontra diferenças entre o rosé de 07 e o de 09. Note que o 07 foi concebido a partir da Cabernet Sauvignon e da Castelão, enquanto este 09 que ambiciono vir a degustar, segundo o descrito, é construido a partir da Syrah e da Touriga Nacional, razão para que neles encontre as tais difrenças abismais. Como o dei a transparecer, de momento navego distante, no hemisfério sul, mas ao regressar, decerto não resistirei em procurar uma garrafinha dessas, porém nunca a RE7553482!
Como o representante máximo da igreja católica se encaminha para esses lados, não resisto em encerrar este comentário com a célebre frase de Jesus Cristo:

-Pai, afasta de mim esse cálice.

Saudações cibernéticas.

O Cidadão abt disse...

Olá ciberamigo Artur.

Realmente, de uns tempos a esta data tem sido regrado, (e não regado), nos seus bitáites!

Então é por isso!
Navega no hemisfério sul!

Evidentemente que cá o Cidadão teria que conceber um post com alguma particularidade.

Desconhecerá que, quando se refere ao bom ambiente criado em torno dos comentadores, também se deve a alguns comentários que são imediatamente enviados para a caixinha da reciclagem, caso contrário o dito ambiente na caixita dos pirolitos deteriorava-se rapidamente pois ainda insistem aqueles bitáites sem escrúpulos que se encaminham para campos menos apropriados e dignos visando terceiros, quer comentadores, quer os destinatários destes post's e mesmo cá este praça!
Esses não tem por'qui cabimento.

Será esta prática, uma forma de censura?

É de bom tom franquearmos as portas de nossas casas e oferecermos hospitalidade apenas a quem nos considera.

Percebe-se que o ciber distingue as castas!

Quanto ao felicitar os produtores, nunca será demais fazê-lo!
Em cada lar deveria ser desarrolhada no mínimo dos mínimos, uma dessas garrafinhas rosé!

Não desfrutará a RE7553482 nem a RE7554309, mas conforme-se... quando regressar a este cantinho encontrará uma RE qualquercoisa numa qualquer mercearia, quiçá na bica aberta, junto da E.N.118 á entrada do Tramagal, num tal "Casal da Coelheira".

De resto, não resista á tentação e deixe ficar a parra!

Muito brigado pela sua navegação à bolina!

Maria Marques disse...

Pois é amigo cidadão!
Andei distraída e só hoje me actualizei ,o que é imperdoável,dado o interesse que o seu blogue me suscita.
Lindo vinho este!Embora me considere incompetente na avaliação de bebidas espirituosas,não é que fui espreitar a garrafeira da casa e encontrei dois belos exemplares do vinho por si publicitados?!
Ao que parece ,o dono até o reservou para próximos encontros familiares de verão...

Um abraço
Maria Marques

O Cidadão abt disse...

Olá, Maria Marques!

Há bué da tempo que não bitáitava por aqui!

Escreve que o rosé Casal da Coelheira é lindo?
Então há-de prová-lo!

Bem nos conta que encontrou duas garrafas deste exemplar na sua garrafeira?!

Talvez fosse obra do Pai Natal!

Mas se o dito dele provasse, nem ás chaminés treparia e nem á sua garrafeira chegaria!

O quê?

O dono vai guardá-lo até ao verão para o estoirar em encontros familiares?

È preciso ter paciência!!!

Isso é a essência da partilha!

Para a próxima não abrace com tanta energia senão dá cabo das costas cá ao Cidadão!