.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O MILAGRE



O MILAGRE


Naquele centésimo trigésimo terceiro dia do ano em que de ânimo sereno e cabeça erguida o pagode se devotava com Bento XVI pelo Recinto do Rosário, no Santuário de Fátima...
E outra parte de cú virado para o céu, apanhava a espiga por esses campos fora...
...naquele fatídico dia em que algum Zé-pagante se esmiuçava trabalhando... naquele dia 13 de Maio do ano da desgraça de dois mil e dez... precisamente o Dia Nacional da Libertação dos Impostos... naquele dia feriado para a função pública, em Conselho de Ministros no Palácio de São Bento...
foto: Francisco Seco / AP
...dois homens reuniram-se pelas nove horas e trinta e seis da matina afim de concertarem um milagre para a redução do défice do salão do Terreiro do Paço, onde se paramentou sua Santidade!
Se bem quando fatigados de todo, os portuguesitos regressando a casa vindos do santuário, da espiga, do trabalho e de outros afazeres, deram com um milagre que aconteceu pelas onze e trinta dessa manhã!
foto: exemplo de um campo com bué da espiga para apanhar...
O aumento do IVA em 1% e do IRS  igualmente em 1%  se o ordenado fôr até cinco vezes o mínimo... e a subida em 1,5% se o ordenadão fôr superior a cinco ordenados mínimos,  acréscimo do IRC e, vejam bem, a descida de alguns tachos. Que sejam os dos ministros, políticos, e deputados.
foto: para este senhor não há espiga?
Os ordenados e os bónus de gestores e administradores das pseudo-empresas estatais que recebem bem acima dos dez ordenados mínimos também se quedam por 1,5% depois de uma descida de 5% nos míseros tachos?
Por mais uma vez o Zé-povinho concluiu que, conjugando estes dias com maiorias e concertações...

Se alcançam milagres assim!

22 comentários:

TZ disse...

URGENTE! Cidadão, tá aí no post uma gralha que pode provocar algum ataque cardíaco: em vez do (aumento) do IRS em 15 é só(!!??) 1%.

www.angeloochoa.net disse...

in
http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2010/05/depois-dos-dias-felizes.html

Fátima não é só dos cristãos, mas é de todos, como o Cristo é de todos, Ele o último dos últimos, e, em especial, dos mais últimos da escala social.

Nasceu e viveu pobre e pregou a bem-aventurança aos pobres e aos excluídos.

Não veio aos justos, mas aos pecadores; pelo Seu Natal, a pastores; na Galileia, a pescadores.

Verberou escribas, fariseus, e o vil dinheiro.

Foi defensor dos simples, e dos chorosos, e dos doentes, e dos magoados.

Pregou o ver e não o ter.

Disse que mortos enterrassem mortos, que nosso Deus é um Deus de vivos.

Disse que não admitia, aos que O quisessem, aos quais chamou de Amigos Seus, hesitações, e que O seguíssemos, radicalmente, para diante, sem olhar atrás.

Anunciou a melhor parte, que é mais do que a labuta, e o serviço na busca do comer ou do vestir.

Disse-nos: Não vos inquietemos, que venci o mundo. Que estaria connosco até ao fim dos tempos.

E mais: Ele, O Verbo, disse que a Sua Palavra não passará.

«Passarão céus e terra, mas minhas palavras não passarão.»

Tudo resumiu no mandamento do amor.

«O amor nunca acabará,» como O traduziu o converso Paulo.

O Cidadão abt disse...

Eia c'um catano!!! Caro TZ!

Pois foi!

Que vergonha!

É o resultado de se publicar um post á pressa!
Na pausa do trabalho, com a sandes numa das mãos e os bitáites na outra, foi no que deu!...
Qualquer dia sai uma sanduíche de bytes!

Mas...
Há sempre um "mas"...
Por este andamento, para cobrir tanta despesa estadista ainda lá chegaremos... e como cá o Cidadão anda sempre á frentex, antecipou o post e tudo o resto!!!

!?!?'?!?!?!!!!!!!!

Vá lá!
Dê aí trés pancadinhas com as norsas dos dedos na madeira mais próxima!

Prontos! Está melhor assim!

Cá o Cidadão acabou por encontrar mais trecos no post!

Obrigado pelo alerta, pois quem nos avisa, nosso amigo é!

O Cidadão abt disse...

Olá, Angeloochoa!

É um facto que Fátima não é só dos cristãos!

Em outros tempos cá o Cidadão prestou serviços em Fátima como voluntário e noutras ocasiões participou na vida como movimento juvenil. Conheceu bem aqueles corredores e aqueles túneis. Também fez companhia aos guardas privados do santuário.

Por lá encontrou muita paz de espírito, por lá fez muitos amigos e encontrou outros, e por lá sentiu uma força misteriosa e sem explicação terrena.

Mas em Fátima também encontrou muita hipocrisia e muito vendilhão de templos, pois em torno da fé dos homens fervilha o comércio e o mercantilismo numa exploração desenfreada.
Em Fátima há uma exploração desmesurada da boa fé daqueles que vão em busca de reconciliação consigo e com o próximo.
Fátima é um abrigo para os desesperados, para os aflitos e para todos quantos vão em busca de paz reflexão profunda e recolhimento.

Mas como diz, Fátima é de todos, razão pela qual nas imediações da vila se encontram templos de outros credos.

O Cidadão passou lá algumas noites... e outras tantas noitadas. Em Fátima, á noite, faz frio.
Com uma flauta por companheira e uns amigos(as) com umas violas, conheceu um bocadinho da Teologia da Libertação e de outros movimentos carregados de Fé!
Mas em Fátima, que é de todos, também se encontram dos outros...bastantes, aqueles que a coberto da Fé, buscam de tudo menos o contido na mensagem.
Fátima limita-se á oliveira, a Nossa Senhora e á tal força misteriosa que por lá sentimos se não formos bombardeados pela poluição dos consumismos.

Obrigado pela sua visita a esta caixinha dos pirolitos e que a sua fé lhe seja sempre infinita, pura e inabalável!

Foi um gosto recebê-lo e escreva mais vezes para aqui, xe faz favor!

Aqui - Ali - Acolá disse...

C'um Catano, já nem deixam respirar o pagode!..

Pensando eu que agora com a visita de Bento XVI ao nosso(?) país ficaria mais aliviado dos pecados dos papões mandantes desta nação, eis que a seguir surge o martelo do pencudo juiz batendo na alcova do Zé, anunciando as boas novas como se de um milagre se tratasse, num tempo de tanto alarido Papal por terras de uma Galileia de frustação desmedida.

Ah pois, e agora surgindo dos céus um novo cristo que pousou nesta santa terrinha, eis que uma aliança sagrada pousou aos nossos pés vinda de mansinho, mas que lá no íntimo o sugar de sangue vampiresco se junta ao outro vampiro, já por estas planícies existido fazendo um elo mais forte na picada da veia do média-abaixo consumidor, de uma côdea diária à custa de um esforço tão cruel a que é sujeito.

E assim caminhamos longamente pelos caminhos da fé até ao chamado Altar do Mundo com o coração numa ânsia descontrolada para poder-mos alcançar aquele milagre da multiplicação do pão nosso de cada dia.

A fé, traz esperança, a esperança, faz-nos esperar, esperar, esperar e pergunta-se:

Esperar o Quê?

Que o martelo bata com mais força na mona do média-abaixo, porque promessas, está Fátima cheia e milagres, onde estão eles?

Alegremo-nos com os 3 F F F que é isso que o meu povo gosta.

Sé fini..

Fátima disse...

Este seu post também tinha ficado engatado no Explorer. O amigo queria uma rapidinha na net, ein? Fique ciente que depressa e bem não há quem. Da triste notícia, tenho que apertar o cinto e das experiencias em Fátima, folgo em sabe-lo.

Fatima disse...

Um pequeno reparo, se mo permite.
Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos sobre uma azinheira e não sobre uma oliveira, como o Cidadão o referiu na sua resposta ao Angelo Ochoa.

O Cidadão abt disse...

E o mais curioso de tudo, caro Aqui-Ali-Acolá,

É que o nosso primeiro deu como “simbólica” a redução de 5% nos ordenados de estadistas, de administradores e de gestores.

Aqui sim, o nosso primeiro disse uma verdade incontornável!

“Simbólico”geralmente é algo desprovido de valor material.

Senão, reportemo-nos por exemplo, ao ano de 2008...

2,99 milhões de euros foi o vencimento anual de um administrador executivo do BCP.
O custo por trabalhador foi 44 843 euros..

1,31 milhões de euros foi o ordenado anual de um administrador executivo da Brisa.
O custo por trabalhador foi 21 350 euros.

1,21 milhões de euros foi o salário anual de um administrador executivo da Portugal Telecom.
O custo por trabalhador foi 20 849.

1,18 milhões de euros foi o vencimento anual de um administrador da EDP.
O custo por trabalhador foi 43.523 euros.

1,441 milhões de euros foi quanto auferiu o administrador da GALP !

Ordenaditos em milhões de euros. Não em milhares nem em centenas!

Rendimentos 136 vezes superior ao de uma pessoa que tivesse auferido o salário mínimo em vigor durante o mesmo ano.

Façamos as continhas: 14 meses x 426,5 euros = 5 971 euros.

Um português que ganhe um salário médio estimado em torno dos mil euros, o que já se pode dar por feliz, necessitaria de duas vidas para conseguir um rendimento igual ao que um gestor destes aufere por ano.

Portanto, é bem certo que uma descida de 5% nestes tachos, seja meramente, S I M B Ó L I C A !
E nós todos é que pagamos isto tudo, nas facturações de consumos e de impostos!

Pudera!

Como é que este país não há-de atravessar numa crise profunda?

O Cidadão abt disse...

Ora bolas! ciber Fátima!

Evitando responder ao seu primeiro comment’s que se afigura bué da embaraçoso e avançando de imediato para o segundo, quando salta um peixito cá para o prato do rapaz???... “Cherne” nem vê-lo porque nos sai caro... ao domar a asa do galheteiro, aquele fio de azeite vai saindo, fino e suave, regando abundantemente a posta, as batatas, as hortaliças, os fundos e as bordas do prato, as côdeas do pão, numa piscina de tal abstraccionismo que este praça só regressa á realidade quando a companheira lhe exclama em voz aguda:

"-Julgas que és filho de algum lagareiro ou quê?!"

Portantos, há por aqui alguma fixação por oliveiras!

Um destes dias há que consultar o psicólogo e deitar no divã em busca da explicação para tal fenómeno!

Prontos!

Agora está ai outro ciber a rebentar pelas costuras e de vontades de enviar um comment’s inconveniente a dizer: "para isso e para muito mais".

São os danos colaterais. LOL!

Também poderia responder-lhe... ah, e tal, foi de propósito para testar os níveis de atenção dos ciberleitores, se eles percebiam alguma coisa destas cenas, ou assim, mas não!

É o raio da oliveira que se atravessa no subconsciente, como na serra de Aire e no Planalto de Santo António onde há bués e baralha o esquema todo!

Como castigo e por penit+ência, este praça deveria dar trinta e uma voltas ao recinto do santuário, de joelhos!

É uma azinheira sim, senhora Fátima!

Maria Marques disse...

Pois é amigo cidadão abt!

Dia 13 de Maio!A religião continua a ser o ópio do povo!É caso para dizer que nem a senhora de Fátima nos vale!
Curioso como os nossos políticos sabem escolher a data certa!Independentemente da necessidade de apertar os cordões à bolsa,é óbvio, que aos políticos,interessa um Zé Povinho meio inebriado .Será que este ataque aos nossos bolsos irá desipotecar o futuro dos nossos filhos? É caso para dizer"a ver vamos ".
Um abraço
Maria Marques

O Cidadão abt disse...

E cá temos uma veia Marxista da Maria Marques!>

De um povo inebriado, quasi tudo se consegue!


Até cá este praça ficou inebriado, repare bem!

Ao sintonizar a RTP1... o Papa em directo!...

Ao sintonizar a SIC... o Papa em directo!...

Ao sintonizar a TVI... o Papa em directo!...

Ao sintonizar a Rádio Renascença... um directo do Papa!...

Ao sintonizar a TSF... um directo do Papa!...

Ao sintonizar a Antena 1...um directo do Papa...

Ao sintonizar a Antena Livre...um Papa em directo!...

A modos que, quando ao pequeno almoço este praça foi ligar a torradeira teve receio que de lá saltasse um Papa em directo!

Não foi o Papa mas impostos torrados, em directo!

Um povo inebriado...e sem o rosé da Coelheira!!!

Questiona a Maria Marques se estes aumentos usurários vão desipotecar o futuro dos nossos filhos?
Pelo menos o futuro dos filhos de alguns, isso vão!

Boas noites, à hora destes bitáites!

Aqui - Ali - Acolá disse...

Eis-me aqui de novo presente Caro Cidadão abt., na réplica ao seu comentário em meu Blogue.

Quais cinzas farão tremer os céus desta Europa onde aqui neste paraíso (de alguns) elas nem sinal de vida dão porque o milagre da crise fez de barreira intransponível a tal coisa.

A inspiração poética, é coisa que faz parte de um íntimo saudável que ficou desde os tempos da boa escola de outrora coadjuvada à boa escola da vida.

Quando falar em subsídios, tenha cuidado com isso, porque tal coisa é um fartote de todo o género para os cães de fila que se intitulam de bons cabeçotes pensadores desta República das Bananas.

Esta Simbólica redução de 5% nos ordenados de estadistas, de administradores e de gestores, é o chamado verbo de encher pneus furados.

Um truque bem engendrado tirado da cartola de um inginheiro que se diplomou a um Domingo.

A seguir, associado a magia de uma cabeça de Lã Branca, veio o resto que se vê, uma parelha infalível em que nisto mostra a destreza da mentira, que está enleada na mente de tais cabeçudos.

Já agora, gostava de saber como vende por aí o litro do Azeite, (filho de um Lagareiro), o azeite deve ser obra prima e não, óleo de girassol fazendo-se passar pelo mesmo que por aí se vende à grande.

E se for dar 31 voltas ao recinto do santuário de joelhos, não esqueça de levar consigo a bandeira de Portugal porque agora vem aí o mundial de futebol.

É a dança dos 3 F F F em que o Fado também está aí de novo com força e o povo tudo come como de Santola ou Camarão se tratasse.

Bay Bay e quando for cumprir a promessa calce essas botas já conhecedoras de tantas caminhadas para que o pedonal seja mais leve e atractivo.

In nonime Patris, et Fílii, et Spitiui Sancto, Amen.

O Cidadão abt disse...

Olá, Aqui-Ali-Acolá!

Seguindo directamente para o filho da azeitona, esse lubrificante dos fígados, parte vem da mercearia e a maior parte é oferecida. Como repara, isto da popularidade associada á boa disposição de espírito traz recompensas ou seja, feed-back material.
No kasabar, por ora estacionam umas especialidades em 0,50cl. do "Ourogal", tudo "extra virgem e de primeira extracção a frio", veja bem...
Uma casta Gallega, uma Prestige e outra Mediterrânica, do que segue para Israel!
Até se confundem com as bebidas espirituosas.Também vêm cá parar uns garrafões do Gallo, outros caseiros, vem da região da Serra de Aire, Santo António e Candeeiros...
Sabe que, quando pelos trilhos das montanhas caminhamos, fazemos amigos que não esquecem!
Faltava referir as aguardentes de estalo com aromas fora de série, especialmente as do norte do país, dos vinhos caseiros que põem os premiados a um cantinho, das azeitonas e do pão caseiro de outras regiões e... dos livros regionais que escapam aos circuitos comerciais.
É o resultado do trato simples na partilha de amizades espontâneas entre três dedos de conversa!

Pois é...

Vem aí o mundial de futebol...
E com ele surgem duas fobias.

1ª fobia - Ligar o microondas«:(
Não vá saltar de lá uma bola com um rol de jogadores atrás!

2º fobia - Ministros:«
Que se reúnam em conselhos!

Habemus Papam... et descansum?

RL disse...

Com esta é que eu não contava, ou melhor, nos últimos dias a enxurrada de atónitas realidades têm-me queimado mais neurónios que noites de insónia ou directas doutros tempos. Foi mais uma!

Então não é que numa esgrima de mimos num outro ciber-local de forte cariz Tramagalense , o meu caro Cidadão me surpreendeu em comentário que “CASAMENTO” era equacionável com outro, presumo, cibernauta.

Já é legal. Força!

(Reza a história que já foi proibido e os/as acusadas(os) na fogueira punidas(os), até há bem pouco socialmente tolerado, actualmente em lei. Quando for obrigatório, despeço-me da família e passo à clandestinidade!).

Agora que estou estupefacto, lá isso estou.

Então o Cidadão publica:
(…) Vai ver que isto ainda dá em "casamento".

Tá bem que tem aspas, mas não leve a mal, mesmo entre elas, há hipóteses que nos surpreendem… ;)

Bom fim-de-semana

O Cidadão abt disse...

Ora, caro RL!

Evidentemente que o ciber não poderia deixar escapar o "isco" e este praça estava admirado por o RL ainda não ter debitado o seu comentáriozito a esse respeito numa vã tentativa de embaraçar, embora esse "isco" fosse colocado noutra direcção, tendo sido picado pelo peixe erróneo.

O que surpreende cá ao Cidadão é que o RL restrinja a expressão "casamento" ao literal e ao elementar da acepção da palavra.

Desconhecerá portanto, que a expressão "casamento" se coaduna a outro género de sinónimos.

"Casamento" não significa apenas "união de facto", como também significará casamento de opiniões, para concordância de opiniões, casamento de idéias para união de idéias, casamento de esforços para junção de esforços ou casamento do vinho com o marisco para um bom pitéu e por aí adiante... Ou no seu curriculum vocabular nunca se lhe afiguraram estas expressões?
Sinceramente, julgava-o mais lato, mais universal e abrangente nas suas concepções literárias e não só, caro RL!
Numa linguagem mais brejeira e rudimentar também surge como força de expressão, "vê lá se te queres casar comigo".
Uma aulita destas teria que ser bem paga.
Se a supra-exposta explanação ainda não o satisfizer, será porque o amigo vive refém de uma porrada de preconceitos provincianos... mas este praça descura-lhe a última hipótese.
Acredita sim, que o ciber RL não perdeu uma oportunidade rara de poder esmiuçar cá o Cidadão...Fez o amigo muito bem e só bem lhe fica, manifestar a sua solidariedade para com outro tramagalense.
Em suma, o RL pode virar-se para outro lado e pode dormir tranquilo pois, pessoalmente, embora livre de preconceitos, cá este rapaz é macho latino a 100%!

As garinas do Tramagal que se acautelem!

Mande sempre!

:) ;)

Fátima disse...

O senhor RL teve dificuldade em interpretar o sentido da expressão "casamento" neste contexto?

http://lagamart.blogspot.com/2010/05/vandalos-atacaram-esta-noite.html#comments

Porque o seu receptor de mensagem se encontra viciado no preconceito. Só pode! Se lhe assaltaram dúvidas a esse respeito e para que não tenha insónias, fique sabendo que o Cidadão é MUITO HOMEM e tomaram muitos meninos terem a fibra dele.

Passe bem.

Anónimo disse...

Ò Cidadão.
Você tem uma pachorra deste mundo e do outro!
O inglês e esse rl vão mas é dar uma volta á kikas e se não vierem de lá satisfeitos passem pelo burro da cardiga que logo lhes tira as comichões!Irra!

Jorge

www.angeloochoa.net disse...

Só hoje me dei conta com consulta em motor de busca de sua resposta a meu comment caro amigo!
Pois lhe deixo duas palavras de bento xvi que goste-se ou não é homem sábio:
é preciso que cristãos vão para a rua (primeira palavra)
-- por «rua» entenda-se mundo, web, praça pública.
2ª os piores inimigos de cristo e igreja estão «dentro» da igreja.
Eu a corroborá-lo diria -- os piores inimigos de fátima estão intra-muros da cidade -- quero dizer em banquinhos e banquinhas de «vendilhões...»

O Cidadão abt disse...

Correcto e afirmativo, mister Angeloochoa.

Joaquim disse...

Ok, Cidadão?
Vai para uns tempos que não nos diverte com as suas corrosões! está de férias ou é falta de inspiração?

O Cidadão abt disse...

Olá, ciber Joaquim.

De férias ainda não.

Se calhar devido a trabalho excessivo não sobrará tempo para blogar...
Quer dizer, tempo resta pouco, mas com tanta que se encontra à beira dos caminhos, cá o Cidadão anda desconfiado que lhe adulteram os cafés com chicória, ficando carente de cafeína!
Já assim era com Fernando Pessoa, ao caso, com um café e um bagaço.
É que a tal concentração para a escrita não está grande coisa... Até um dia, e depois vai de rajada!

Agradecido por botar lembradura!

Joaquim disse...

Vem falar em chicória e café adulterado? Veja bem o que escreve e no que se mete, caro Cidadão. Essa do adultério levanta suspeitas e a brigada dos costumes reumáticos anda por aí! eh! eh!