.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

KRIDU DEÁREO


 
KRIDU DEÁREO 
Leitura imprópria a pessoas sensíveis.
  29 de Junho de 2009
paçei o 5º anuh. A p*ta da stora de mat, k é a noça dt, n m kria dxar paçar pk eu tnh nega a td menus a gináxtica, pk jogo bem há bola, e o crl... mas a gaija f*deu-se puke a mininxtra da indunkaxão mandou dizer ao ppl k penxam q mandam aí nas xkolas masé pa baxarem os kornos k tds os socios com menos de 12 anus teiem de paçar... axu bem.
29 de Junho de 2010
pasei o 6º anuh. ainda bem k ainda n fiz 13 anus, k ódpx podia n paçar, kesta cena de paçar com bué da negas é só até aos 12...f*da-se, fikei buéda f*dido na m*rda deste ano, e ó c*ralho, o pan*leiro do stor de indunkaxão física deu-me a m*rda do 2... açim tive nega a tudo... ainda bem k a mininxtra da indunkaxão é porreira, ela é ké uma sócia sbem: a xqola n serve pa nada, é uma seka. tive k aprender que os K's se excrevem Q, qomo em "xqola" e não "xkola", e ke "passar" não é qom Ç... a xqola é poreira só pa qurtir kas damas kd gente se balda...
29 de Junho de 2011
paxei o 7º ano. Exte anuh ia xumbando pk tive nega a qase td menos a área de projetuh, mas aqela cena tb é facil, n se fax nd... Exte anuh a dt diceme q eu paçava pk tinha aprendido qas fraxex qomexam qom letra maiúnskula e pk m abituei a exqrever qom Q em vez de K, tipuh agora ja xei xqrever "eu qomo qogumelos qom quentruhs" em vez de "eu komo kogumelos kom kuentruhs". É fixolas, pode xer qum dia venha a cer um gamela famôzo...  
29 de Junho de 2013
Paçei o 9º ano. Foi bué da fácil, pk a prof paxou-me logo. Fui ao cuadro xqurever uma sena em qu dezia tipuh "aquela janela", e eu exqurevi "aqela janela", pqu dixeram-me qu n se xkqureve "akela", é quom Q e não quom K. Mas a profs dezatinou quomiguh e dixe qu eu tnh qu pôr o U à frente do Q... Pur ixu exte anuh aprendi qu o Q leva U à frente. No próximuh anuh é o 10º, vou pá sequndária...
29 de Junho de 2014
Aqabei o 10º ano. Não foi muituh difícil pruqe xó tivémos qe aprender-mos a não exqureveremos quom arbeviaturas pruqe nem todas as palavras xe puderam aberviar mas ixtu foi uma beqa para o quompliquado pruqe quom exta xena do QU em vex de K e das aberviaturas exqueceramme de quomo é que se faxião os verbuhs nos tempuhs e nas pexoas, ou lá u k é... Mas a prof diçe yá táss bem que no prócimu anuh a gente vê ixu.
29 de Junho de 2015
Paçou o 11º ano. Foi mais fácil que o 10º. Aprendi qe as fraxes devem de xer mais qurtax. E aprendi tbm qe "ano" não esqureve "anuh". Axo qe no próçimo ano vai ser maix difísil. Pruqe a xeguir é a faquldad.
29 Junho de 2016
Aqabou o 12º. Fiquei bué da confuzo pruqe tive de aprender a diferenxa entre uzar o QU e o C, tipo "esCrever" e não "esQUrever". Quando eu uzava o K era bué da mais fásil... A prof de purtugês éra uma caixa dóculus ké bué podre da boa mas não xe dexpe pá pleiboy coma outra das alheiras  e ainda por xima é bué da relixiosa e anda a ouvir voses de Deus, pruqe dixe-me qeu não merexia paçar, mas "xão ordens lá de xima"...
29 de Junho de 2017
Já fx o primeiru anu da faquldad. Xtou em injinheiria cevil na universidade lusófula. Tive uma stôra bué da mal induqada que me dice qe eu era um ingnunrante proqe às veses xcrevia com X em vez de CH, S ou C. Mas o meu pai veio cá com uma moca de rio maiór e xegou-lhe a rôpa ao pelu. E depois fomos faser keixa da gaija e a mininxtra dexpediu-a proqe a gaija, não sei qê, pareçe ke qis vir extragar aqi um muro noço. Mas não çei eças senas. O meu pai é qe me esplicou uma sena cualquer de "danos murais"... O k é bom é k a mininxtra da indunqaxão continua a mandar aqi nestes sócios da faquldad pa eles não levantarem a garimpa contra nóx.  
29 de Junho de 2019
Aqabei a minha linsençiatura proqe a mininxtra da indunqaxão dice qe tinhamos qe paçar cempre mexmo qe não tiveçemos notas, para não fiqarmos astigmatizados. Acho qé uma sena qe dá nos olhos quandu se xtuda mto. Agora vou faxer um menxtradu e diçeram-me qe, quandu aqabar, vou fiqar mextre. Eu qero ser um do Kung-Fu!
29 de Junho de 2021
Já xou mextre. Afinal não xou do Kung Fu mas xou da injinheiria cevil. Os meus profs disseram qeu não devia de xtar em menxtrado proqe ainda não xtava perparadu, max eu dixe qu meu pai tinha uma moka de rio maior e qera migo da mininxtra e k já tinha amandado um bakanu da laia deles para a rua e eles qalaramçe tds. Foi bué fixolas! Agora vou faxer um dóturamentu, proqe a mininxtra da indunqaxão diz qe se não dexarem um aluno faxer o dóturamentu só por kausa das notas, ele fica qom a auto-extigma em baxo e kiço perjudiqa a aprediçaxem.
29 de Junho de 2023
Sou dótor. O meu orientador da tesa ficou bué satixfeitu  porque eu já não dou eros ortorgáficus. Ao longo dextes dois anos, arprendi a excerver "engenharia civil" em vez de "injinheiria cevil" e também proque arprendi que a mininxtra é da "educação" e não da "indunqaxão", mas que se lêçe acim.
Entertantos enconterei uma chavala e casei qom a magana. A minha dama chama-se Sónia e os pais dela ficaram muito contentes por ela ir casar com um dótor em engenharia civil. Ela não sabe nem ler nem excrever e só qurtiu até ao 2º ano da lisençiatura e despois foi tarbalhar para o Minipreço e já tá prenha.
29 de Outubro de 2023
Nasceu o meu filho! Chamei-lhe Júnior proqe ele é mais novo do qe eu. 
29 de Agosto de 2029
O Júnior vai fazer 6 anos daqi a 2 meses. Devia de entrar prá excola este ano, mas estive a pensar mto bem e não o vou pôr na excola. Ele não percisa daqilo pra nada, arprende em casa. Eu encinu-lhe a lere, qe sou dótor, e a mãe encina-lhe a faxer as qontas, qe é caixa nu Minipreço. A excola não val nada. Acho qo cixtema do encino hoje em dia é uma m*rda. Nu meu tempu é qera bom.”
.

3 comentários:

Maria Marques disse...

Amigo cidadão abt

Parabéns pela escolha do texto que traduz a desvalorização a que o ensino tem sido submetido nos últimos tempos.Políticas erradas têm vindo a utilizar alunos e professores como cobaias de experiências com constantes mudanças de metodologias e conteúdos.Coloca-se como primeira prioridade atingir um número de aprovações elevado ,independentemente dos objectivos atingidos pelos alunos,invocando o slogan dos traumatismos provocados pela retenção. A crescente desautorização do professor,a falta de disponibilidade e de formação de muitos pais leva a um facilitismo chocante.Temos grande número de crianças de tenra idade no espaço escolar ,diariamente,durante 12 horas consecutivas(consequência dos horários laborais ).Desenvolvem-se assim personalidades carentes de afecto paterno com todas as consequências previsíveis no aproveitamento escolar.Entretanto,os pais,tentam compensar essas carências ,cedendo a todas as exigências e caprichos .A falta de civismo e de valores morais vão
criando uma sociedade cada vez mais empobrecida a todos os níveis.Num futuro muito próximo,teremos a nossa sociedade repleta de licenciados e doutores cívica e culturalmente abandalhados...

Um abraço.
Maria Marques

Tramagalense disse...

Ola cidadao

O se txto cmo smpre e batante orginal e na nha modexta opiniao podia dar pra ma pssa de tatro. Os grfezitos foram'se, os do muro erim itressants, quant aos otros fca a mssagem qe o <idadao aqi tam bem descrveu.
ma pessa de tatro era ma bo ideia...

sodacos trmagalenses

O Cidadão abt disse...

Olá Tramagalense!

É um pouco daquela veia shakespeariana a funcionar...

Se bem reparar, este post carece de total originalidade, embora fosse melhorado cá pelo rapaz.
Noutros tempos longínquos, ainda se se fez algum teatro, sempre na área da sátira, como poderá adivinhar.

Se alguém por essas bandas quiser aproveitar a ideia, força!

Quanto aos graffities, já tinha registado o facto!

Gracias pelo comment's.