.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sábado, 7 de março de 2009

LUFA-LUFA


LUFA-LUFA

Em Chizélle, o tal planeta fantástico de uma galáxia longínqua, existia a governação d’ El Comandante e seu afreguesado séquito! Ciclicamente, registava-se o ebolir e evoluir de homens e máquinas no apressado garante de melhorar a qualidade de vida aos seus munícipes… Tudo originado pela mosca do Lufa-Lufa!

Ora bem, tal como pelos trópicos de Câncer e Capricórnio esvoaça a mosca do Tsé-Tsé, e em regiões mais pantanosas prolifera o mosquito do Dengue que já chegou á Madeira e tudo, também, Chizélle possui a sua mosquinha… é mosca que ao picar, deixa um vírus que leva cerca de 1185 dias em sublime encubação, coisa para render três anos e três meses…


A mosca do Lufa-Lufa tem uma singela apetência por àdêénes políticos com assinalável concentração de votos… pousa mui suavemente em partes expostas da epiderme da vítima. Sanguinária, introduz um ferrão que trespassa as peles, substituindo o plasma, suporte de escassas plaquetas e outros tantos glóbulos brancos e vermelhos por um bichinho enclausurado num ovito… instalando-se na hipoderme da desvirtuada, por lá permanecendo em hibernação. Decorridas algumas semanitas, eclode o ovito, disseminando-se o bichinho pelo sangue até alcançar o hipotálamo, sendo indeléveis os seus sintomas, denunciando-se pela letargia em que a desdita se mantêm, menosprezando as necessidades e a qualidade de vida dos súbditos íncolas, valorizando e promovendo obras de megalómanas fachadas sem discernir os tempos de vacas magras e escanzeladas… causando-lhes uma vontade mórbida por fecundar arrebatada e compulsivamente, éne taxas para isto…


… e bué de tarifas para aquilo… um sem-fim de cenas para tudo, tipos rosca moída, tais como:

“T.R.”- Tarifa de Respiração.

Subdivide-se em:


T. I.F” – Taxa de Inspiração-fixo.

T. I.V.” – Taxa de Inspiração-variável.


T.E.F”- Taxa de Expiração-fixo.

T.E.V.”- Taxa de Expiração-variável.


Como devem ter reparado, precede a Taxa de Inspiração pois será o primeiro movimento que um puto faz quando se vem a este planeta!

Também a “T. O.” – Tarifa de Oxigénio (m3)

Oxigénio -1º Escalão

Oxigénio -2º Escalão

Oxigénio -3º Escalão

Oxigénio -4º Escalão

Oxigénio – Hard-Core


A “T.D.C.”- Tarifa de Dióxido de Carbono,

Subdivide-se em:

“T.D.C.F.”- Tarifa de Dióxido de Carbono- fixa.

“T.D.C.V.”- Tarifa de Dióxido de Carbono-variável.

“T.D.C.S.”- Tarifa de Dióxido de Carbono-saneamento.

Segue-se a “T.T.V.” – Taxa de Transpiração Variável.

Esta, destina-se aos cidadãos que se fartam de trabalhar para liquidarem as facturas!

Mês após mês, vão surgindo inovadoras taxas ou tarifas, se a memoria não nos atraiçoa, a última das quais será a:

“T. M.”-Taxa de Metabolismo!



Não há metabolismo “líquido” e “sólido”… pois não?



Taxas e tarifas com que os “amig(a)os”, de ar sisudo e altivo, sobrecarregam os seus concidadãos!...

“… eles comem tudo, eles comem tudo,

eles comem tudo e não deixam nada…”



Raios! Onde é que já ia!


… Porque “aquilo” da mosca lhes deve doer bastante, os El Comandantes vão cruzando meses e anos, sob o efeito hipnótico do tal vírus… entretanto são assolados por horríveis alucinações do género “que habitam num planeta bom para viver e investircenas assim… vejam bem!

Parte dos conterrâneos de Chizélle, raspam-se para outras galáxias, tentando livrar-se aos danos colaterais de tão nefasto vírus… preferindo a longínqua Apnéia!

È um planeta menos assolado pela mosca do Lufa-Lufa, onde os habitantes têm outros viveres!

Ahaah! Sim!

Outros víveres, também!

Mas reparando bem, ao deixarem seus lares em Chizélle, com janelas, Portas e Passagens trancadas a sete chaves, partindo para a Apnéia, não se livram de tais Taxas e Tarifas! Porque Chizélle é...



Uma



Cidade



Imaginária!




Ora vejam bem até onde vai a Criatividade nesta Cidade



El Comandante e seu afreguesado séquito, perspicazes, sob o efeito letárgico da mosca, tornam-se por si só, elementos criativos e veículos difusores desse vírus!

Mesmo vivendo e labutando em Apnéia, o raça do vírus não entra directamente pelos acessos mas é como se assim sucedesse! Infiltra-se pelas frestas dos ordenados… e pela canalização de águas e esgotos como se de ratazanas se tratasse! Introduz-se pelos cabos telefónicos e anualmente, pelo receptáculo do correio dissimulado em forma de impostos e contribuições autárquicas! Coisa horrível, digna dos rabiscos de Alfred Joseph Hitchcock e tantas outras rodagens de Vincent Dawn ou John Carpenter!

Coisa idêntica, só…




“The Fog!”





Ou…




“Rats”



Na estação das autárquicas, devido ao aquecimento eleitoral, o bichinho reproduz-se no cérebro das vítimas, causando-lhes violenta comichão e modificando-lhes o letárgico comportamento, provocando-lhes uma tal vontade de realizar e mandar executar infindáveis tarefas em benefício dos munícipes, tais como pavimentar ruas e ruelas, sinalizar becos, trabecos, entidades públicas e não só, canalizar, urbanizar e cativar, promover, inaugurar e sorrir, contactar e oferecer… uma panóplia impressionante de actividades em prol da populaça, surpreendendo o mais esquecido e fazendo esquecer ao mais lembrado!




Estamos perante o eclodir do esplendoroso bichinho do Lufa-Lufa!


“Tip… tip… tip… tip… tip… (…zzz…zzz… rrrooon…zzzz…) tip… tip… tip… Tip… tip…


Tip… tip… tip… Tip… tip… tip… tip… (rroon…zzz…) Tip… tip… tip…


Tip… Tip… tip… tip… tip… tip… Tip… tip… tip…

Tip… tip… tip… tip…”


-Acorda que são horas! Não ouves o despertador??

-Ãh? O quê?... Já é dia… Companheira?


-Pois! Balbuciavas para aí… umas palavras esquisitas… Lufa- qualquer coisa… taxas, portas, passagens e tarifas… ratazanas e apnéias… canos de esgoto… que raio de sonhos os teus!


- Estranho… sabes… os sonhos são manifestações reflexivas de recalcamentos e preocupações diárias… residem no subconsciente…


-Inconscientes… ou não?!


-Inconscientes… ou não…


- Chato pá! És um chato! … Esse El Comandante é algum “men” da América Latina?


-Esquisito… aparece muitas vezes nos meus sonhos…


-Taxas… tarifas, o que vem a ser isso?


-Não faço a mínima!


-Portas e passagens…


-Coisas do sono paradoxal, na fase REM!


-E Cidades imaginárias?


-Hum… Machu Picchu… talvez se relacionem com os nossos impostos... Atlântida… ou assim…


-Ratazanas?


- Provavelmente … se nos deixar-mos ludibriar… uns bicharocos que se infiltram em nossa casa…

-Entendi…Foi um sonho mau… Há que despertar!

9 comentários:

Tramagalense disse...

E' verdade caro Cidadao, as pessoas do nosso concelho ja' nao saberao para onde se virar, com tanta taxa e tarifa. "El comnadante" devia ficar envegonhado de cobrar tantas destas T&T, 'as familias e pensionistas pobres do concelho. Uma revolucao de ideias e' necessaria bem como o protesto pela actuacao desta vereacao e respectivo comandante. O que fazem os partidos da oposicao?- o PSD, CDU e esses incansaveis defensores da justica o BE?- Teem aqui opurtunidades suficientes para conquistar a simpatia perdida pelo "El Comandante".

saudacoes tramagalenses.

Anónimo disse...

Com que então mosca Lufa-Lufa. Quem diria? Será que o Cidadão já registou a patente? Não é que aqui para os meus lados também se manifesta o raio dessa mosca! Não há rua nem beco que não tenha o pavimento levantado. Só que não temos "Comandante", mas um meliciano que caíu do além e jaz à beira do Nabão até que nova onda lhe conceda direito de residência na Praça da República.
Cidadão ABT, continue a sonhar; mas não sonhe de alto porque a sua companheira precisa de repousar.
Um abraço do Cabo raso.

Cidadão abt disse...

È fundamental a mudança,independentemente da côr política,porque o que conta são asa pessoas e os seus valores, mas o problema que se pôe, caro Tramagalense, é se os próximos "El Comandantes"...também se deixarão ferrar pela mosca do Lufa-Lufa!
No entanto, a denúncia destas estratégias mercantilópolíticas em praça pública, poderá ser um princípio inibidor para que os tais se agasalhem melhor de modo a evitarem as peles expostas ao moscardo!

Cidadão abt disse...

Caro Cabo, quereria bitáitar "meliciano" ou Marciano??
O raio do moscardo do Lufa-Lufa parece ter atravessado o Zêzere para essas bandas!

Vendo bem a coisa,com a estação autárquica, o aquecimento eleitoral também se faz reflectir por aí... pelos vistos, dará muuita comichão!

Anónimo disse...

Soberbo e hilariante é o mínimo que se pode observar! Como, recorrendo a situações desconexas compõe um relato do ambiente sócio-político que se vive nos concelhos desta galáxia.
Repare que o lufa-lufa não atacou sómente em Chisélle, mas na maioria dos planetas desta galáxia, reflectindo a governabilidade interesseira dos políticos amigalhaços!
Para quem conheça o terreno que pisa em Chisélle, este texto está, palavra após palavra, em consonância com os Co.mandantes e suas bôas acções!
Você tem uma infindável veia da mais metafórica imaginação e humor corrosivo!
As verdades são para serem ditas!
Parabéns, também pela escolha musical, hino que se enquadra espectacularmente no contexto dos posts! Não poderia ter encontrado melhor ambiente sonoro!
Um prof.

Cidadão abt disse...

Senhor Anónimo prof!
Em primeiro não escreva Chisélle, com um "ésse", mas escreva Chizélle com um "zê" senão desvirtua o Planeta...
C'um carais!
Saiba o bitáitante comentador, que essa idéia generalista da mosca do Lufa-Lufa "atacar" na maioria dos Planetas da Galáxia não se confirma, porquanto em parte dos Planetas percorridos cá pelo Cidadão, Los Comandantes apostam mais nas pessoas em detrimento da fachada e da fotografia promocional!O bichinho do Lufa-Lufa eclode cedo, não aguardando pela estação das autárquicas,o que muito beneficia os seus concidadãos! Não existe aquela obsessão vergonhosa pela sobrecarga de taxas e tarifas, resultando em facturas mais suaves e consonantes... por pequeno e insignificante que aparente ser o valor de uma nova taxa, poderá constituir uma sobrecarga financeira para muitos.
Demais, o facto de os habitantes de Chizélle aceitarem tais taxas, viabilizam as mesmas, abrindo caminho para o futuro inflacionamento... e aí, haverá pouco ou nada a fazer!
Compete aos habitantes e só a eles, compulsivos contribuintes e pagadores,protestar bem alto...NÃO ACEITO!

"há que apostar na mudança"
Será o lema para Chizélle!


Para terminar, muchas grácias pelas observações e elogios quanto ao trabalhinho de construção vertido neste artigo, dá algum... sim senhor... ainda bem que gosta da "DEOLINDA". O Cidadão não é ciumento!
Mande sempre!

Anónimo disse...

Esses sonhos que o amigo tem, são mto parecidos com o que se passa por aqui em Abrantes.Com essa veia literária, porque não, aproveitar a maré e escrever a propósito da pouca vergonha dos buracos nas estradas do concelho, que nos danificam os pneus e as suspensões aos carros? Só você é capaz de o fazer com mestria.Obrigado.

Cidadão abt disse...

Amigo comentador do "10 de Março ás 11h41".
É uma boa sugestão, essa que propõe, embora a compilação dos buracos acarrete um certo trabalhinho a concretizar... não é nada que não se faça, mas terá que ser bem pago... Um cafézinho é o suficiente!
Já agora, mande daí umas dicas da localização dos buracos que se vão atravessando no caminho, sugestão que se estende a quem queira participar... enviem a esburacada informação pelo email: ocidadaoabt@iol.pt
Cá o Cidadão não promete datas para a concretização do trabalho!

Há que acusar a recepção de vários outros comentários impublicáveis devido ao seu conteúdo pouco abonatório e desagradável para Los Comandantes de Chizélle.
Chaga-se á conclusão que os habitantes desta Galáxia são muito emotivos!Corre sangue latino em suas veias, o que é comum ás Galáxias mais soalheiras em que suas videiras sofrem uma melhor cozedura, levando á confecção de agradáveis essências que por sua vez, vão queimando alguns neurónios do tal Hipotálamo!Coisa para fritar emoções!
Obrigado por tais participações,com que o Cidadão muito se lisonjeia, mas desculpem lá ó malta da pesada,pondo a mão na consciência, reconhecem que são impublicáveis, não é verdade? Exprimam-se de uma forma mais...light, assim como o S.G.
FIXE?
OBRIGADÃO.

Maria Marques disse...

Ai este "cidadão abt"!!
A "mosca lufa-lufa" é de gritos !
Deixo um apelo aos mais distraídos:
Cuidado com a cotaminação que as moscas podem causar!É qua a época é propícia à proliferação de insectos inoportunos.

Um abraço
Maria Marques