.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DONAS DE BEM

DONAS DE BEM

Havia uma Dona que habitava num palácio, rodeado por altas muralhas… no interior desse palácio, viviam os filhos dessa Dona, e os enteados também! Filhas, nem vê-las… pois a Dona não gostava de meninas, e dava ordem aos mordomos para que as eliminassem á nascença, junto com os gatos! A Dona, já envelhecida e desgastada pelo tempo e pela idade, não permitia que os seus filhos e os seus enteados partissem para uma vida própria. Era portanto, uma Dona muito possessiva… O palácio onde esta gente habitava, encontrava-se em constante desarrumação, um autêntico caos! Por sua vez, os filhos e os enteados da Dona, todos maiores de idade, tentavam por vários meios, entre os quais, chamando a atenção de outras Donas do Mundo para o facto de quererem voar mais alto com as suas próprias asas e por sua autonomia… e não poderem! Mas a Dona tinha os mordomos do palácio, que lhe eram obedientes e fiéis e não deixavam que os piquênos passassem da praça do palácio para o seu exterior. As outras Donas do mundo, fingiam não reparar nas desarrumações e birrinhas dos súbditos da Bruxa Velha. Até que chegou o dia em que todas as Donas do mundo resolveram visitar a Dona amuralhada!

Aí, a Velha dona correu, dando ordem aos mordomos para que limpassem o palácio, e os jardins de uma ponta á outra, e estes, cumpridores, varreram as misérias para debaixo dos tapetes, esconderam atrás dos armários os pedintes que frequentavam e conspurcavam as muralhas, retiraram os fumos dos jardins, eliminaram a confusão das ruas, e a dona de bem, noutra corrida, escondeu as rugas, as olheiras e as peles de galinha… maquilhou-se, espartilhou-se, envergou novo vestido, deu ordem aos mordomos para ocultassem os enteados nas arrecadações do fundo do palácio, amordaçá-los se chiassem! Mandou construir um palácio enorme em forma de ninho, para isso destruindo as habitações e ocupando os terrenos dos comerciantes e dos camponeses, apontou mísseis para os Céus, desafiando as nuvens chuvosas e as trovoadas…E a dona de bem gastou biliões para preparar a festa!

Quando as convidadas chegaram, ela distribuiu beijinhos por toda a gente, o banquete foi faustoso, a recepção foi deslumbrante… mesmo extasiante… fazendo esquecer a miséria que estava a ser pisada, escondida debaixo dos tapetes! A Velha dona até pôs uma menina muito pequenina e muito bonitinha a fingir que cantava, com a voz melodiosa de outra menina, naturalmente um patinho feio, por sinal…sorte a destas duas meninas…que não lhe aconteceu como aos lindos gatinhos…e pôs um homem a voar com um archote numa das mãos! Entretanto, as restantes Donas de bem, prosseguiam embasbacadas com tanto esplendor, ilusionismo, tecnologia, pirotecnia, efeitos especiais e espaciais… enganadores… que abafavam os gritos de revolta dos enteados fechados lá nos fundos das arrecadações. Durante a festa, os irrequietos súbditos de outras Donas, tentavam chamar a atenção do Mundo para o facto de nem todos partilharem dessa inebriante festa! Mas a festa era protocolar, daí que ficava deselegante uma destas Donas, feitas de convidadas, alinhar em tais desaforos! E o Mundo assistiu feliz! Pela televisão, pelos jornais, pela internet!

E o Mundo assistiu feliz ??? Como assim ???


E depois de a festa terminar… voltarão os pedintes para as ruas, voltará o caos no trânsito, voltarão as poluições, voltarão as repressões, voltarão as mordaças, voltará o controlo da natalidade feminina, voltará a fome, não… mais fome ainda… porque serão os mesmos… sempre os mesmos que irão pagar os despesismos de, e para, meia dúzia de Donas de bem!

Ou que esta seja a oportunidade para a velha dona abrir definitivamente as portas do palácio ao Mundo e deixar os filhos voarem livremente pelo horizonte longínquo, escolhendo o seu destino, livres de mordaças e de muralhas!

A VER VAMOS…

Sem comentários: